quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Associação Salvador promoveu “Dia do Desporto Adaptado”


A Associação Salvador, em parceria com a Fundação Inatel, promoveu no dia 25 de Setembro, no Parque de Jogos 1º de Maio, em Lisboa, o “Dia do Desporto Adaptado”. O evento começou pelas 10h com os testemunhos dos atletas Nuno Delgado (Judo), Vasco Uva (Rugby), Nuno Vitorino (Surf – Estado Líquido), Hugo Maia (Basquetebol) e ainda com a presença de Salvador Mendes de Almeida, da Associação Salvador, e Pedro Marques, da Fundação INATEL. Seguiram-se as demonstrações das modalidades basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, Boccia e Judo adaptado.

A demonstração de basquetebol em cadeira de rodas foi feita pelas equipas Grupo Desportivo de Alcoitão e APD Lisboa; para a demonstração de rugby adaptado tivemos a colaboração dos atletas que estão a criar a primeira equipa de rugby em cadeira de rodas a nível nacional; para a demonstração de Boccia contamos com a presença de atletas da equipa de Boccia da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e para a demonstração de Judo Adaptado contamos com Nuno Delgado e alguns dos seus alunos da Escola de Judo Nuno Delgado. Agradecemos a colaboração dos convidados e restantes entidades que tornaram este evento possível!

O objectivo desta iniciativa foi dar a conhecer a importância do desporto para o bem-estar físico e psíquico das pessoas e divulgar algumas modalidades de desporto adaptado. Foi ainda um dia de convívio e partilha de experiências entre atletas, pessoas portadoras de deficiência motora e os seus acompanhantes. Ao evento compareceram cerca de 40 pessoas com deficiência e respectivos acompanhantes.

Este projecto conta com o apoio dos mecenas Banco Espírito Santo, Semapa e Siemens.

2 comentários: