segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Em Espanha, a degeneração macular é a primeira causa de cegueira

Três de cada dez espanhóis maiores de 55 anos, cerca de três milhões, estão em risco de padecer de degeneração macular associada à idade, uma doença conhecida como DMAE. 

A DMAE é a primeira causa de cegueira e de deficiência visual severa em Espanha, onde já afecta 300.000 de pessoas. No entanto, a metade das pessoas afectadas desconhece que tem a doença, por conseguinte, não recebe nenhum tratamento, adverte a Sociedade Espanhola de Oftalmologia (SEO).

A degeneração macular associada à idade é uma doença degenerativa da zona central da retina, a mácula, responsável da agudeza visual, que faz com que o paciente veja imagens distorcidas ou com uma mancha central em objectos com linhas rectas, ainda que nem sempre apareça com sintomas. Assim, como explica o Dr. José Luis Encinas, secretário da SEO, um dos desafios da investigação para problemas da retina como a DMAE é conseguir fármacos de efeito mais duradouro para os pacientes.

Até agora, os pacientes têm que levar uma injecção nos olhos uma vez por mês para manter a agudeza visual, detalha José García, chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Valle Hebrón, de Barcelona. Por isso, aponta Brian Berguer, do Retina Research Center, de Austin (Texas, Estados Unidos), "está-se a trabalhar em implantes intravitrais com uma libertação lenta, que permitam manter o tratamento por pelo menos seis meses, e com sistemas de sobre-exposição das células retinianas aos medicamentos, para que o resultado seja melhor". 

A diabetes é também uma das causas da doença da retina. Estima-se que a possibilidade de que uma pessoa diabética chegue a perder a visão, é de 20 a 40 vezes superior ao resto da população com cataratas, glaucoma, retinopatia e neuroftalmopatia irreversível e bilateral. Por isso, os oftalmologistas recomendam que os diabéticos realizem revisões periódicas para controlar o estado do seu olho e assim poderem beneficiar de um diagnóstico precoce.


Traduzido por: Carina Oliveira (colaboradora permanente do ajudas.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário